Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm por objetivo o aperfeiçoamento do raciocínio lógico do aluno, bem como a potencialização dos hábitos de estudos e de sua socialização, buscando sempre a autonomia e o protagonismo responsável.
Além de mostrar que o conhecimento vai além do que se aprende em sala de aula, a proposta do Marília Mattoso destaca pontos como inteligência emocional e a possibilidade de vivenciar, na prática, o que se aprendeu no ambiente escolar.
Confira nosso jeito de fazer isso tudo acontecer ano a ano:
1º Ano
Para alunos que completarem 6 anos até 31/03.
O método de alfabetização do Colégio Marília Mattoso possui características próprias, fundamentando-se na fonética, englobando silabação, palavração e sentenciação que levam a criança a dominar perfeitamente a leitura até o mês de julho. Como o processo de aprendizagem envolve a memória, a consciência e a emoção, procuramos articulá-las, visando à formação global de nossos alunos.
Entendendo que alfabetizar não se restringe apenas ao ato de ler e ao domínio das quatro operações, damos muita ênfase à “leitura de mundo”, à criatividade, ao espírito crítico e à plena formação da cidadania. Todos esses fatores são ampliados durante o Ensino Fundamental e Médio do nosso colégio.
Conscientes da importância do desenvolvimento tecnológico e de todo o processo de globalização da informação no mundo atual, atualizamo-nos constantemente, procurando uma interação efetiva com a informática e com as diferentes imagens presentes no nosso meio. É evidente que, em todo esse percurso, temos de levar em consideração a educação emocional e a historicidade do aluno e do meio em que ele se desenvolve e, principalmente, sua vida na escola e fora dela.
2º ao 5º Ano
A fundamentação na formação do ser humano está sedimentada nos primeiros anos da vida escolar. O processo ensino-aprendizagem tem por objetivo o aperfeiçoamento do raciocínio lógico do aluno, bem como a potencialização dos hábitos de estudos e de sua socialização, buscando sempre a autonomia do aluno (a).
Ao proporcionar o desenvolvimento da autonomia, a criança dá sequência às suas descobertas: o aluno tem mais acesso e contato com o mundo em busca de conhecimento, que é construído no dia a dia.
Os valores essenciais da sociedade são permanentemente considerados durante o caminhar pedagógico, pois nesta etapa o fazer e refazer preparam o educando para encontrar soluções aos desafios e a lidar com a diversidade.
Enter your e-mail address and your password.
Create your account. It will take less then a minute