Ensino Fundamental Anos Iniciais

img

Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º ano

Alunos que completarem 6 anos até 31/12

 

O método de alfabetização do Colégio Marília Mattoso possui características próprias, fundamentando-se na fonética, englobando silabação, palavração e sentenciação que levam à criança a dominar perfeitamente a leitura até o mês de julho. Como o processo de aprendizagem envolve a memória, a consciência e a emoção, procuramos articulá-las, visando à formação global de nossos alunos.

Entendendo que alfabetizar não se restringe apenas ao ato de ler e ao domínio das quatro operações, damos muita ênfase à “leitura de mundo”, à criatividade, ao espírito crítico e à plena formação da cidadania. Todos esses fatores são ampliados durante o Ensino Fundamental e Médio do nosso colégio.

Conscientes da importância do desenvolvimento tecnológico e de todo o processo de globalização da informação no mundo atual, atualizamo-nos constantemente, procurando uma interação efetiva com a informática e com as diferentes imagens presentes no nosso meio. É evidente que, em todo esse percurso, temos de levar em consideração a educação emocional e a historicidade do aluno e do meio em que ele se desenvolve e, principalmente, sua vida na escola e fora dela.


-> Avaliações:

O processo avaliativo é realizado durante toda a etapa através de diversas atividades, como provas, ditados, testes, tarefas, arguições, entre outros.

 

-> Reforço Pedagógico:

O reforço pedagógico é destinado para os alunos que não fixaram algum conteúdo. Nosso objetivo é que todos os alunos aprendam e, consequentemente, apresentem um bom rendimento escolar.

 

Aulas especializadas:

  • Artes
  • Biblioteca
  • Educação Física
  • Música
  • Robótica / Ciências e Tecnologia
  • Inglês

 

(2º ao 5º Ano)


A fundamentação na formação do ser humano está sedimentada nos primeiros anos da vida escolar. O processo ensino-aprendizagem tem por objetivo o aperfeiçoamento do raciocínio lógico do aluno, bem como a potencialização dos hábitos de estudos e de sua socialização, buscando sempre a autonomia do aluno (a).

Ao proporcionar o desenvolvimento da autonomia, a criança dá sequência às suas descobertas: o aluno tem mais acesso e contato com o mundo em busca de conhecimento, que é construído no dia a dia.

Os valores essenciais da sociedade são permanentemente considerados durante o caminhar pedagógico, pois nesta etapa o fazer e refazer preparam o educando para encontrar soluções aos desafios e a lidar com a diversidade.


-> Avaliações:

O processo avaliativo é realizado durante toda a etapa através de diversas atividades, como provas, ditados, testes, tarefas, arguições, entre outros.

 

-> Reforço Pedagógico:

O reforço pedagógico é destinado para os alunos que não fixaram algum conteúdo. Nosso objetivo é que todos os alunos aprendam e, consequentemente, apresentem um bom rendimento escolar.

 

-> SOE – Inteligência Emocional:

O trabalho do SOE é fundamental. Através dele, ampliamos com os alunos a consciência de uma boa relação interpessoal e de respeito entre todos e conseguimos dar uma atenção especial àqueles que não apresentam um bom desempenho escolar.

 

  • Aulas especializadas: música, educação artística, biblioteca, robótica, educação física, inglês.
  • Aulas extramuros
  • Educação Financeira
  • Feira Literária
  • Troca da Bandeira e Hino Nacional
Colégio Marília Mattoso | Formamos Vencedores desde os Primeiros Passos!