Estudar se aprende?
Conheça dicas valiosas para aprimorar a rotina de estudos
Quando nascemos, somos apresentados a hábitos que norteiam nossos costumes e dia a dia, seja na alimentação, fala, atividades físicas, aulas de música… e o estudo não é diferente. Desde pequeno, o aluno é apresentado a regras e rotina de estudos que buscam priorizar a aprendizagem. Mas será que apenas o tempo e a dedicação são suficientes para a retenção de aprendizagem?
A ideia de estudo parece simples, afinal, só precisa de um bom livro e horas de leitura, correto? Porém, em muitos casos, o aluno passa horas estudando um conteúdo, mas acaba não retendo as informações e na hora da prova o resultado é ruim. Esse é apenas um dos indícios de que apenas a dedicação de horas não é suficiente para garantir o entendimento real do que é ensinado.
Com a pandemia, as escolas e famílias passaram por um novo desafio: montar às pressas um plano emergencial de ensino a distância. Com esse plano, não bastou disponibilizar uma plataforma específica com foco nas aulas remotas, mas também foi preciso ensinar aos alunos e familiares como aprender a distância.
O mundo atual possui uma velocidade de acontecimentos muito rápida e está mega conectado, situações que acabam gerando distrações constantes: notificações de redes sociais, vídeos virais, séries nos serviços de streaming, mensagens entre outros. Tudo isso pode comprometer o foco e a produtividade. Além disso, a atenção passou a ser mais escassa. Segundo especialistas, o foco absoluto do nosso cérebro é de 18 minutos. Após este período, podemos ainda prestar atenção no que está sendo dito e passado, mas, não da mesma forma que nos primeiros minutos.
Por isso, algumas dicas se fazem necessárias para otimizar e desenvolver o momento de estudo e aprendizagem do aluno:
· Monte uma rotina de estudo;
· Crie um ambiente específico de estudo;
· Mantenha distrações longe;
· Alterne os conteúdos de estudo;
· Ensine o que aprendeu – Pirâmide de estudo;
· Pratique o que foi aprendido;
· Revise os temas mais importantes;
· Faça pausas intercaladas durante os períodos de estudo.
Colégio Marília Mattoso
No Colégio Marília Mattoso, contamos com uma equipe especializada, com acompanhamento dos nossos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, promovendo o reforço do hábito de estudo, protagonismo e autonomia.
Temos uma proposta ancorada nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Esse conceito prioriza o desenvolvimento dos alunos e incentiva o aprendizado. Além disso, oferecemos a “leitura de mundo” por meio de atividades digitais criativas, atividades extracurriculares e passeios, levando ao domínio da aprendizagem com experiências. Além de compreender as sensações, um dos grandes benefícios que oferecemos é a fixação do aprendizado dentro de sala e o raciocínio mais fluido.
A educação não se limita ao ensino das disciplinas da matriz curricular. Aqui, no Marília, acreditamos que aprender a lidar com as emoções, desenvolver novas habilidades e experiências sociais são tão importantes quanto.
Tradição e inovação: o resultado é a aprovação!
Redes sociais:
https://www.instagram.com/colegio_mm/
https://www.linkedin.com/company/mar%C3%ADlia-mattoso-col%C3%A9gio
Leave a Comment